”Não há como a nossa casa”, uma velha máxima com que muitos de nós se identificam. Dos hábitos à estética, a nossa casa parece refletir-nos. Mas será que também é assim na casa dos outros? Uma visão simples mas cheia de subtilezas e possibilidades de reflexão sobre a pertença e a diferença ao nível da casa e da família.
A destacar: Dos mesmos autores e da coleção do livro Meu amor; texto simples de frases curtas; um olhar sobre as diferenças entre vários tipos de família e respetivas casas; incita à reflexão sobre a perceção e valorização do sentimento de pertença e do que é nosso (família, casa, modos de vida).
As Pintas e os Pontos viviam separados por uma colina e por um medo antigo. Um dia, a curiosidade juntou-os e tudo mudou nas suas vidas, para sempre. Uma história sem idade, para refletir sobre as ideias pré-concebidas e as fronteiras por elas impostas.
A destacar: Texto em verso; construções gráfica e narrativa inteligentes e fora do comum (duas histórias sobre personagens diferentes, construídas em espelho, cujos enredos se juntam no mesmo final); capa dura.
O Artur adora falar com o avô. Mas algo estranho se passa… parece que o avô deixou de o ouvir e até de falar. A mãe diz-lhe que ele só precisa de tempo. Mas, como todas as crianças, o Artur insiste e pede ao avô para brincarem aos Três Preferidos. Irá esta brincadeira ajudar o avô a recuperar? Uma história comovente sobre o amor, a perda e a importância dos avós!
A destacar: Capa dura; ilustrações que apelam aos sentidos das crianças; texto simples, mas certeiro; aborda a questão da morte e as diferentes formas de lidar com ela; retrata de forma muito comovente o amor entre netos e avós.
Achas que conheces a história do Capuchinho Vermelho? Pensas que conheces o Lobo? Este Capuchinho tem a sua própria história… E o Lobo talvez não seja quem esperas. Um livro maravilhosamente escrito e ilustrado por Marie Voigt, que aborda o consumismo, a globalização e a forma como nos deixamos levar por ele. Conseguirá Capuchinho encontrar o seu caminho e perceber o que realmente importa?
A destacar: Combinação entre texto e ilustração; clássico revisitado que adapta a História do Capuchinho à contemporaneidade; capa dura.
Perdu é um cão perdido e sozinho à procura de um lugar a que sinta pertencer. Nada mais carrega além de um velho lenço vermelho. Uma folha desperta a sua curiosidade e vai levá-lo por uma viagem até à cidade. Esta é uma história terna e comovente sobre a busca de um lugar a que sentimos pertencer.
A destacar Coesão entre texto e ilustração; Richard Jones, ilustrador de O Leão de Neve, é pela primeira vez autor e ilustrador; capa dura texturada; aborda o sentimento de pertença e a relação com os sítios que nos podem fazer (ou não) sentir em casa.
Observações Do mesmo ilustrador: O Leão de Neve; Aviões de Papel (disponível em 2021)
A Ana e o Pedro são os melhores amigos. Adoram construir aviões de papel e desejam, um dia, fazer um que consiga voar até à outra margem do lago. Mas as suas famílias vão morar para sítios diferentes… Conseguirão eles manter a amizade e concretizar o seu sonho? Uma história comovente sobre amizade e distância.
A destacar Capa dura; dos mesmos criadores de O Leão de Neve; magníficas ilustrações e texto.
Quando, um dia, um estranho aparece, exausto e só com uma mala, todos ficam curiosos. Porque é que ele está aqui? De onde é que veio? E o que estará dentro da mala? Uma história repleta de ternura e esperança sobre a forma como tratamos quem precisa de nós.
A destacar Capa dura; simbiose entre texto e ilustração; modo como as cores na ilustração são usadas para exprimir o carácter dos personagens ou o tom sépia para a memória; personagens de carácter vincado; ideal para trabalhar conceitos como bondade, empatia, amizade, curiosidade pelo desconhecido, aceitação, diferença; demonstra o poder da tomada de decisões em grupo.
O sol nasceu e em casa do Nino todos se preparam para um novo dia! Juntos põem a mesa para o pequeno-almoço e, de seguida, vão lavar-se e vestir-se. Aprende tudo sobre as rotinas matinais com o Nino e a sua família!
A destacar: Abas, texturas e mecanismos; aborda as rotinas e a noção de família; capa dura.
A mãe desta história descobriu o que sempre havia desejado: Antes de vires ao mundo, pensava já tudo ter. Depois desejei e tornou-se verdade. Desejei-te a ti, meu pequeno ser. Um livro que fala do que todos os pais desejam para os seus filhos ao longo da vida.
A destacar: Ilustração com detalhes prateados e dourado; capa almofadada; texto em rima; ideal como presente.
A mãe desta história só quer ver o seu bebé feliz: Sei que estás feliz quando me acordas a cantar. Sei que estás feliz quando te pões a saltitar. Um livro sobre a partilha de bons momentos entre uma mãe coruja e o seu bebé, maravilhosamente ilustrado por Emma Dodd.
A destacar: Ilustração com detalhes prateados e dourado; capa almofadada; texto em rima; ideal como presente.
Os amigos da Preguiça Persistente não têm paciência para nada. Mas ela mostra-lhes que, com calma e persistência, se conseguem resultados surpreendentes! Explora as "primeiras emoções" com o Preguiça Persistente.
A destacar: Livro cartonado; associação de sentimentos com imagens e cores; ilustrações divertidas e apelativas retratando as diferentes emoções em diferentes contextos e cenários; sugestão de formas para superar dificuldades e sentimentos desagradáveis.
O Gato Medroso tem medo de.... Bem, na verdade, de todos. Mas as primeiras impressões nem sempre são o que parecem! Explora as "primeiras emoções" com o Gato Medroso.
A destacar: Livro cartonado; associação de sentimentos com imagens e cores; ilustrações divertidas e apelativas retratando as diferentes emoções em diferentes contextos e cenários; sugestão de formas para superar dificuldades e sentimentos desagradáveis.
A Tartaruga Rabugenta descobre que, quando nos sentimos mal-humorados, as coisas mais simples podem alegrar o nosso dia. Explora as "primeiras emoções" com o Tartaruga Rabugenta.
A destacar: Livro cartonado; associação de sentimentos com imagens e cores; ilustrações divertidas e apelativas retratando as diferentes emoções em diferentes contextos e cenários; sugestão de formas para superar dificuldades e sentimentos desagradáveis.
O Camaleão Envergonhado esforça-se ao máximo para passar despercebido, mas rapidamente descobre que isso pode ser muito complicado! Explora as "primeiras emoções" com o Camaleão Envergonhado.
A destacar: Livro cartonado; associação de sentimentos com imagens e cores; ilustrações divertidas e apelativas retratando as diferentes emoções em diferentes contextos e cenários; sugestão de formas para superar dificuldades e sentimentos desagradáveis
"Hoje, na escola, há um novo colega. Chama-se Samuel. O problema com este novo colega não é o facto de ele ser novo, é ele ser diferente." É este o novo desafio do Gonçalo, num dia que poderia ser como outro dia qualquer na escola. Um livro que nos fala da diferença e de como ela torna tudo certamente mais bonito.
A destacar: Dos mesmos autores e da coleção do livro "Meu amor"; texto comovente e divertido; sobre a rejeição e a aceitação da diferença
Quem se esconde no mar? Há tanto para aprender sobre os animais que lá vivem! Consegues encontrá-los com a lanterna mágica? Move a lanterna e procura o polvo, o caranguejo e a foca, entre outros.
A destacar Livro cartonado; alia informação básica sobre os animais à brincadeira de os procurar e encontrar movendo a lanterna; ajuda a treinar a motricidade fina..
Quem se esconde na floresta? Há tanto para aprender sobre os animais que lá vivem! Consegues encontrá-los com a lanterna mágica? Move a lanterna e procura o esquilo, o guaxinim e o coelho, entre outros..
A destacar Livro cartonado; alia informação básica sobre os animais à brincadeira de os procurar e encontrar movendo a lanterna; ajuda a treinar a motricidade fina.
Conheces os opostos? Sim ou não? Esquerda. Direita. Parar. Avançar. Nos opostos, não há nada que enganar… Certo? Não te precipites! Deves sempre olhar duas vezes. Quem sabe o que é grande se não houver pequeno? Ou o que é baixo se não existir alto? O que está por cima e o que está por baixo? A resposta depende de quem quer saber.
A destacar: Qualidade das ilustrações; ensina os opostos de uma forma envolvente e lúdica; formato álbum; relação texto/ilustração.
Todas as crianças conhecem o medo, mesmo aquelas que gritam “Não tenho medo!” Na verdade, até desejam esses pequenos calafrios. Contudo, as crianças têm dificuldade em explicar o que sentem sem a ajuda de um adulto. Este livro apresenta 15 histórias próximas das vivências das crianças, cada uma sobre diferentes medos, e fichas destinadas aos adultos, com dicas para ajudar a superá-los.
A destacar: Aborda os medos mais comuns das crianças – pesadelos, escuro, água, cães, médico, trovoada, troça, perder o boneco, ir para a cama, o vazio, mudança de casa, separação, ladrões, morte e insetos; No final de cada história, há uma página destinada aos pais que explica o porquê do medo e quais as melhores estratégias para que a criança aprenda a lidar com ele.
"Olá! O meu nome é Florinda. Tenho o cabelo numa bola de caracóis indomáveis! Mas o cabelo que realmente quero é macio, liso e brilhante, como o do meu irmão mais novo. Era tão melhor ser igual a toda a gente! Não era?" Um livro sobre as diferenças e a sua aceitação, que ajuda os mais pequenos a lidar com a diversidade.
A destacar: Ilustrações deliciosas; linguagem e texto acessíveis às vivências das crianças; temáica abordada.